Navegador 7Ways - visual nitro diMka



Navegador 7Ways para WinCE-arm, adaptado para o Brasil (7WaysdiMka-AAAAMMDD.zip) a partir do pacote original da Navikey. A adaptação inclui as facilidades abaixo que também podem ser usadas em outros dispositivos, ex. Android:

- Idioma português, usado nos textos apresentados na tela;
- Teclado português, com caracteres acentuados;
- Voz em português (Gabriela), usada nas falas de manobras e alertas;
- Visual (skin) nitro diMka, uma adaptação da nitro original;
- Alertas expandidos para o conjunto do iGO Primo/diMka, com suporte na voz Gabriela;

Principais diferenciais da skin nitro diMka

- Pontos de alerta para iGO Primo/diMka disponíveis em outras fontes (ex: Maparadar, TrackSource, etc), podem ser usados após convertidos para o formato 7Ways/nitro diMka, conforme procedimento descrito mais abaixo.
- POIs expandidos, ícones diferenciados por bandeira para postos de combustíveis, por tipo de comida para restaurantes;
- Filtro de POIs configurado para os mapas do Brasil OSM+IBGE e demais da América do Sul;
- Nova bússola com indicação mais clara da direção do movimento;
- 5 tipos de cursor: carros, moto e cursores tradicionais. Clique sobre o cursor pra alterar;
- Ícones de radares sobre a pista com indicação da velocidade limite;

Um agradecimento especial ao mestre Ping pela elaboração da maior parte dos ícones dos POIs!


Instalação

- Baixe e descompacte o arquivo 7WaysdiMka-AAAAMMDD.zip na raiz do cartão SD do seu aparelho GPS - link ao final. Se já possuir uma instalação no cartão, renomeie a pasta 7WaysdiMka para 7WaysdiMka-old, p. ex., para evitar mistura de arquivos, e depois copie os dados relevantes para a nova pasta (mapas, pontos de alerta);
- Aponte, no menu do seu aparelho GPS, para o executável 7WaysdiMka.exe, na pasta 7WaysdiMka.

OBS: Para quem instalou a versão original da Navikey, seja por download direto (para WinCE) ou pela loja de aplicativos do seu celular ou tablet, os seguintes arquivos do pacote 7WaysdiMka-AAAAMMDD.zip precisam ser copiados para a pasta correspondente em sua instalação, de forma a se obter as funcionalidades da nitro diMka:

- skin (skins/nitro_diMka_<versão>.7ws
- idioma (languages/portugues_br.7wl)
- voz (sound/portugues_br_gabriela_diMka_am_<versão>.7wv
- filtro de POIs (userdata/poi_filter.xml) - se não existir a pasta userdata, crie uma.

Após copiados, configure skin, voz, e idioma pela interface do navegador para usar os novos arquivos.

Para WinCE-arm, copie também o programa 7WaysdiMka.exe para a mesma pasta onde se encontra o 7ways.exe e aponte no seu GPS para o primeiro de forma a se ter conversão automática dos arquivos de pontos de alerta do Primo.
Mapas

Os mapas do Brasil baseados no OSM+IBGE estão divididos por Unidade da Federação. Baixe aqueles de seu interesse, descompacte e copie para a pasta maps do navegador. Se for instalar mapas de mais de um país, podem ser criadas subpastas na pasta maps para separar os países (ex Basil, Argentina, Uruguai, etc). Se instalar todos de um país, baixe também o atlas respectivo, na pasta do país, para acelerar o roteamento.

Mapa de endereços da cidade do Rio de Janeiro:

- BR-RJ@Rio-endereços - endereços completos do município do Rio de Janeiro, com números de porta, derivado dos dados disponibilizados pelo Instituto Pereira Passos, da prefeitura do município.

Esse mapa específico pode ser usado em conjunto com mapas de outras fontes, ex. TrackSource, para complementar informações não disponíveis nos mesmos.

OBS: Algumas unidades da federação podem ter seus mapas subdivididos em 2 ou mais arquivos (Norte, Nordeste, Leste, etc). Nesses casos, instale todas as partes para ter o mapa completo;


Busca por endereço

Os mapas aqui disponibilizados possuem em geral uma quantidade superior de endereços para busca em relação a outros derivados do OSM. Isso é devido a modificações introduzidas no conversor OSM => MP para melhorar a identificação da localidade.

A pesquisa por endereço no 7Ways é feita especificando-se até quatro itens:

- Nome do mapa ou do conjunto de mapas a ser pesquisado (em geral o nome do país). ;
- Nome da localidade. Nos mapas OSM+IBGE a localidade se refere ao distrito onde está o logradouro de interesse. Se o logradouro estiver no distrito sede, basta digitar o nome do município. Se estiver em outro distrito do município, digite o nome do município seguido de "@" e do nome do distrito. Ex: "São Paulo@Moema" limitará a busca de logradouros ao distrito "Moema" do município de "São Paulo".
- Número: Número da casa/prédio. Pode-se também digitar, no lugar do número, o nome de uma rua que cruza o logradouro selecionado (busca por interseção).
- Caso não encontre um endereço, a causa mais provável é que o mesmo não está cadastrado no OSM. Em geral, falta apenas o número de porta pois a grande maioria das ruas já está cadastrada. A solução é simples: entre no OSM e cadastre o novo endereço, qualquer pessoa pode fazê-lo!

Dicas:
- Para facilitar a digitação nas buscas, desmarque a opção "Buscar pelo início da palavras" em Configurações/Interface. Isso permitirá que se digite um trecho qualquer da localidade ou do logradouro desejado, não apenas o inicial. Por exemplo, na especificação de um distrito que não o sede, pode-se iniciar pelo "@", ex "@Moema".
- O caractere "espaço" pode ser usado como um coringa substituindo um duvidoso na grafia de uma palavra. Se estiver em dúvida se a grafia está acentuada ou não no mapa, digite um espaço no lugar da letra acentuada. Ex. digite "Rua Ant nio de Barros" para se encontrar tanto "Rua Antônio de Barros" como "Rua Antonio de Barros". O mesmo vale para outras dúvidas como "g" ou "j", "s" ou "z", etc.
Pontos de Alerta

Os pontos de alerta disponíveis para download estão no formato 7Ways, compatível com a skin nitro diMka e a voz Gabriela. O usuário pode escolher quais arquivos de alertas usar, baixar, descompactar e copiar para a pasta speedcam do navegador
Compilador de mapas para 7Ways

Coleção de scripts e utilitários para geração de mapas para o navegador 7Ways da Navikey e extração de pontos de alerta a partir da base de dados do OSM. A instalação e execução pode ser feita no Linux Ubuntu ou em ambiente equivalenmte como o WSL 2 Ubuntu do Windows 11.
Principais modificações introduzidas:
- Extração de Pontos de Alerta;
- Busca por cruzamento de ruas (nós de roteamento);
- Identificação da localidade via limites administrativos para melhorar a busca por endereços;
- Novos POIs, como postos de combustíveis por bandeira;
- Suporte para interpolação de endereços mapeados com linhas poligonais;

Veja instruções de uso no arquivo LEIAME.